Em noite de festa em que não haverá expulsões, o júri habitual de “Ídolos”, Manuel Moura dos Santos, Roberta Medina, Laurent Filipe e Pedro Boncherie, não estará presente, sendo substituído pelo quarteto de humoristas Ana Bola, Maria Rueff, Joaquim Monchique e César Mourão, num Especial Fim de Ano, que será simultaneamente uma homenagem a Michael Jackson.
'Big Brother' com crianças cancelado
'Dejádnos Solos', o programa espanhol conhecido como o 'Big Brother' para crianças, foi cancelado devido aos maus resultados de audiência, mas deverá regressar à Telecinco em Janeiro
Depois de ter sido emitido na véspera do dia de Natal, no canal de televisão espanhol Telecinco, o programa Dejádnos Solos, conhecido como o Big Brother para crianças, foi ontem cancelado devido aos maus resultados de audiências. O jornal El País noticiou que este reality show teve apenas 8,7% de audiências, o que se traduz em 1,5 milhões de espectadores, o que, segundo o jornal espanhol, foi um dos maiores fracassos do canal.
Desde que foi anunciado que Dejádnos Solos (uma tradução livre seria Deixem-nos em Paz) esteve rodeado em polémica, mesmo que o canal tenha referido que o programa era "como um acampamento de Verão".
Um porta-voz da Telecinco anunciou que o cancelamento temporário do programa, mas informou que este iria regressar no início de Janeiro, mas com um novo horário.
Apesar deste cancelamento, o Departamento de Acção Social e Cidadania do Governo da Catalunha já fez um pedido ao canal para suspender definitivamente a emissão do programa, que junta numa casa oito rapazes e oito raparigas, entre os 10 e os 12 anos, sem pais por perto. Já Imma Pérez, porta-voz da secretaria da Infância e Adolescência do Governo da Catalunha expressou o seu "total desacordo com a emissão deste reality show, que não traz nada de positivo aos menores que participam e põe em perigo o seu direito à intimidade". A porta-voz acrescentou ainda: "Lamento que alguns pais considerem que os seus filhos são propriedade sua."
Este não foi o único organismo a pedir o cancelamento definitivo de Dejádnos Solos. José Luis Calvo, porta-voz da Organização de Defesa da Infância, disse que este programa "é uma clara exibição da intimidade das crianças, que aparecem com nomes e apelidos" e condenou também o facto deste reality show "colocar as crianças em situações anómalas, como pintar as paredes de uma casa, para provocar o riso". A Prodeni, outra associação de defesa das crianças, fez também uma análise depois do primeiro episódio: "O Governo deve actuar para que esta exploração dos menores no negócio televisivo não continue."
Apesar da polémica que está a gerar, a produtora do formato, a Zeppelin (a mesma que produziu o Big Brother em Espanha) enviou cópias de gravação para o equivalente ao português Tribunal de Menores e consultou o Colégio Oficial de Psicólogos, sendo que esta entidade considerou que o programa reunia as condições necessárias para avançar. Além disso, vários psicólogos acompanharam as crianças durante as gravações.
CRÉDITOS: www.dn.pt
ツRecomenda...
. Mariana Monteiro em A Ter...
. Júlia Pinheiro convicta d...
. Ana Gomes é a nova coment...
. Fátima Lopes na calha par...
. Vida de Andreia Leal em “...
. Sofia Alves gostava de sa...
. Júlia Pinheiro aposta em ...
. "Querida Júlia" com rubri...
. "Depois da Vida" foi apre...