Quinta-feira, 4 de Fevereiro de 2010

Polémica: Entregue na ERC queixa contra Sócrates

Mário Crespo apresentou queixa na ERC assente no que o primeiro-ministro disse a seu propósito "Não é segredo para ninguém que gosto muito de Washington, mas nunca me passou pela cabeça ser assessor de imprensa", explica Mário Crespo ao CM, em reacção ao post do blogue ‘corporacoes’. Citando um texto do crítico de televisão Cintra Torres, o post refere que o jornalista da SIC pretendia ir para aquela cidade dos EUA como conselheiro de imprensa, mas, como tal não aconteceu, a sua linha editorial mudou.

"Não tenho comentários a fazer a isso. Mas, garanto, não está nos meus horizontes profissionais ser conselheiro ou assessor. É absurdo", sublinha o jornalista da SIC.

A polémica surgiu após a recusa do ‘JN’ em publicar a crónica de Mário Crespo, na qual dava conta de um almoço onde o primeiro-ministro terá dito a Nuno Santos, director de programas da SIC, que o jornalista era "um problema a resolver".

Mário Crespo entregou, ontem à tarde, uma queixa formal no regulador dos Media (ERC), contra o primeiro-ministro, José Sócrates.

"Agradeço que fique bem clarificado que não gosto de me ver no epicentro do problema, porque eu não sou o epicentro do problema", esclarece o pivô do ‘Jornal das 9’. "Só há duas coisas, e é o que eu vou referir à ERC, a serem interpeladas: uma é o que o primeiro-ministro disse; a outra é o acto de censura praticado no século XXI. Não há mais nada. Sobre tudo o resto, sou perfeitamente colateral e todas as outras pessoas são perfeitamente colaterais."

Sobre a intenção de ir para Washington, explica: "Provavelmente alguém me perguntou, aquando das eleições americanas, se gostava de ir para Washington, por ter sido correspondente [da RTP] lá tanto tempo. Gosto muito daquela zona e sempre pensei passar ali períodos da minha reforma. Mas não faço ideia dessa história. Se fosse para ser correspondente da CNN, eu diria que sim [risos]."

ACUSAÇÕES DE CINTRA TORRES

O referido post cita o seguinte artigo de Eduardo Cintra Torres: "Mário Crespo andou um tempão a servir a agenda do governo no seu programa ‘Jornal das 9’. A cadeira dos convidados parecia a cadeira do poder, de tanto que nela se sentaram os ministros Silva Pereira e Santos Silva. No auge desta opção editorial, o jornalista afirmou em entrevista ao ‘Semanário Económico’ (15.01.09) que nas próximas eleições ‘provavelmente’ votará (ou votaria) Sócrates; e noutra entrevista, ao CM (12.01.09), disse que ‘provavelmente’ irá (ou iria) em breve para Washington por grandes temporadas (por coincidência, foi anunciado esta semana pelo Diário da República que o próximo conselheiro de imprensa em Washington será Carneiro Jacinto, ligado ao PS). Entretanto, a linha editorial de Crespo mudou, e de que maneira, quer no seu programa, quer nos artigos de opinião (...)."

PORMENORES

RECUSA DO JN

No dia 31, ‘JN’ recusa publicar crónica de Mário Crespo, na qual dava conta do almoço em que o primeiro-ministro " terá dito "a um executivo de TV" que o pivô "era um problema a resolver".

SITE

O texto foi publicado no site do Instituto Sá Carneiro. Mário Crespo diz não saber como o artigo, destinado ao ‘JN’, foi "lá parar". Nuno Santos, director da SIC, confirma ter ouvido as palavras de Sócrates.

LIVRO

O jornalista lança no dia 11 um livro intitulado ‘A Última Crónica’, onde inclui o texto censurado. Mário Crespo questiona o facto de Nuno Santos de não ter contraditado o primeiro-ministro.

CREDITOS: www.correiomanha.pt

publicado por Reality Shows PT às 19:35
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

.arquivos

. Fevereiro 2011

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Junho 2009

.posts recentes

. Mariana Monteiro em A Ter...

. Júlia Pinheiro convicta d...

. Ana Gomes é a nova coment...

. Fátima Lopes na calha par...

. Vida de Andreia Leal em “...

. Sofia Alves gostava de sa...

. Júlia Pinheiro aposta em ...

. "Querida Júlia" com rubri...

. Raquel reforça 'MCA'

. "Depois da Vida" foi apre...

.links

.pesquisar